Contextualização da Integração do Transporte Público “SITP” o Caso Bogotá

Autores/as

  • Duban Alejandro Mestizo Ayure Programa de Engenharia de Transportes Universidade Federal de Rio de Janeiro PET/COPPE/URFJ
  • Amanda Fernandes Ferreira Programa de Engenharia de Transportes Universidade Federal de Rio de Janeiro PET/COPPE/URFJ
  • Aline Damaceno Leite Programa de Engenharia de Transportes Universidade Federal de Rio de Janeiro PET/COPPE/URFJ

Palabras clave:

Transporte púbico, integração, SITP Bogotá.

Resumen

Com o continuo e inevitável crescimento das cidades, os modos de transporte têm a necessidade de crescer da mesma maneira como cresce a demanda. Isso faz com que haja um incremento no total de veículos circulando. Assim, a integração modal torna-se uma ferramenta necessária para o gerenciamento da mobilidade. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar os conceitos básicos dos sistemas integrados de transporte, tendo como cenário referencial o Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá (SITP). Foi possível perceber que os problemas na implantação de um sistema integrado acontecem na fase inicial, comumente pela falta de infraestrutura e problemas com a integração tarifária.

Citas

ANTP, Associação Nacional de Transportes Pùblicos (1999). A integração do transporte público urbano, um procedimento eficiente de organização operacional, está sob suspeita? Revista dos Transportes Públicos. Ano 21, 1999 - 3º trimestre.

BALASSIANO, R.; ARAUJO, A. M. e PEREIRA, C. M. C. (2002). Integração de Sistemas de Transportes como Estratégia de Gerenciamento da Mobilidade. In: XVI Congresso Nacional da ANPET, Natal. Panorama Nacional de Pesquisa em Transportes 2002. Rio de Janeiro: ANPET, 2002. v. 2. p. 313-326.

CARVALHO, A. (2005). Desenho universal, acessibilidade e integração modal - estudo exploratório no transporte coletivo no Rio de Janeiro. Tese de Mestrado, Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GGT (2008) - Diseño Conceptual -Diseño Técnico, Legal y Financiero del Sistema Integrado de Transporte Público para la ciudad de Bogotá D.C., Bogotá

IBGE (2010) Censo demográfico do estado de São Paulo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil.

INEGI (2010). Reporte de población Mexico D.F. Instituto Nacional de Estadística y Geografia. México.

GONZALES, R. (2007). Transporte público coletivo em Bogotá, do sistema tradicional ao TransMilenio: um mercado em transição. Tese de Mestrado, Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GONZALES, N. J. C. (2013). Bogotá: Cidade Urbana E Rural. Agência de Notícias das Favelas- ANF. Disponível Em: http://www.anf.org.br/bogota-cidade-urbana-e-rural/#.ujttosbum6m. Acesso: 20 de agosto de 2013.

GRAY, G. E, e HOEL, L. A. (1979). Public transportation: planning, operation, and management. 205-211. New Jersey.

LOGITRANS (2011). Análisis con base em experiencias y mejores prácticas de otros procesos similares a nivel internacional, incluida la Matriz de Riesgos del proceso y recomendaciones sobre mecanismos o medidas de mitigación ante los inconvenientes que se puedan presentar. Logística, Engenharia e Transportes, Bogotá.

TRAVASSOS, G. (2009) Transantiago : Avaliações. Revista dos Transportes Públicos – ANTP, Ano 32 pp111-123.

##submission.downloads##

Publicado

12-04-2016

Número

Sección

Artículo Sistemas de Transporte